quarta-feira, 7 de maio de 2008

BELO - HISTORIA -

BELO O REI DE TIRO
A origem do nome BELO Uma citação no livro “Revelando o Codigo Da Vinci” de Martin Lunn, Editora Madras, pág.58, nos remeteu ao livro “Mitos Gregos” de Robert Graves, da mesma Editora, que no Capitulo 3, “De Heróis, Deuses e Homens”, págs. 63,65,e 66, encon tram-se citações, sobre os Deuses daquela época: Entre as inúmeras descrições encontramos: era uma filha de Deus Inaco, sacerdotisa da Hera Argiva. O Rei Zeus apaixonou-se e seduziu . Como castigo Hera transformou em uma vaca branca aprisionando-a aos cuidados de Argos Panptes. Zeus mandou Hermes um hábil ladrão liberar . Hera transformou em pavão e mandou caça-lo por todo o mundo. foi primeiro para Dondona depois conhecido como mar Jônico, e dai para o Mar Negro e por diversos caminhos chegou pelo leito do Nilo ao Egito.Zeus devolveu-lhe a forma humana. Casada com Telégono, deu a luz Epafo – seu filho com Zeus que a tocara de algum modo e fundou o culto a Ísis.Epafo, que se dizia ser o divino touro Ápis, reinou sobre o Egito e teve uma filha, Líbia, a mãe de Agenor e BELO, com Poseidon.Agenor, filho de Líbia com Poseidon e cunhado de BELO, deixou o Egito para se estabelecer na terra de CanaãO Rei BELO, que governou Quêmis na Tebaida, era filho de Líbia e Poseidon e gêmeo de Agenor. Sua Esposa, Anquinoé, filha de Nilo deu-lhe os gêmeos Egito e Danaus e um terceiro filho, Cefeu.A Egito foi dado a Arábia como reino, mas ele conquistou também o país do melampôdes e o chamou de Egito, como ele mesmo.Teve 50 filhos, com diferentes mães:Danaus (seu irmão) também teve 50 filhas também com diferentes mães.Após a morte de BELO, os gêmeos brigaram pela herança e, como gesto con- ciliatório, Egito propôs um casamento coletivo entre os 50 príncipes e as 50 princesas. Danaus não consentiu e quando um oráculo confirmou seus re- ceios de que Egito pretendia matar todas as Danaides, preparou-se para fugir para a Líbia. Com assistência de Atenas construiu um navio para si e suas filhas e foram para a Grécia.
Com assistência de Atenas construiu um navio para si e suas filhas e foram para a Grécia, através de Rodes.Assim se conclui que o nome Belo é bem mais antigo que se podia imaginar.Pode-se especular que sendo a civilização grega anterior ao Império Romano esse nome tenha vindo a ser incorporado as suas famílias, em decorrência de suas conquistas daí a existência dele em profusão e o Brasão criado.05.02.2006- Observação feita por Luciano Belo Pereira.

33 comentários:

Unknown disse...

TENHO ORGULHO DO MEU SOBRENOME "LEONARDO TEIXEIRA BELO" E FICO FELIZ EN SABER A HISTORIA DO MEU SOBRENOME LEONARDO_BBELO@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

FICO ORGULHOSO DO MEU SOBRENOME E DAS SUAS ORIGEMS JACINTO ANTONIO BELO jacintobelo@hotmail.com

Renato Belo disse...

Boa Noite!

Meu nome é Renato Belo Pereira, filho de Cicero Belo Pereira e afilhado de Luciano Belo Pereira.

Sou administrador de empresas, diretor de um Grupo de Concessionárias Volvo e Peugeot.

Gostaria de um contato de um familiar que more em Uberlândia ou Capinópolis.

Fiquei feliz em ver esta página.

Abraço,

Renato Belo Pereira

Marcio Bello da Silva disse...

Olá A PAZ DE CRISTO JESUS A MINHA FAMÍLIA BELLO!!
MEU NOME É MARCIO BELLO DA SILVA, FILHO DE ALCIDES FERREIRA DA SILVA E ADALGIZA COSTA BELLO QUE É FILHA DE RODOVAL GOMES BELLO. GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇÕES DE NOSSA FAMÍLIA.
SOU DO RIO DE JANEIRO
mbellosilva@oi.com.br

Blog do Belo disse...

Comentário do sobre nome Belo.

Busca da origem na região nordeste no Brasil.

O nome é Arlindo Belo e tem orgulho deste
sobre nome e todos os descendentes de
Ranulfo Belo leva o sobre nome Belo.
Mas o que mais mim supreendeu foi a descoberta do nascimento do nome.

Anônimo disse...

sou joelma belo da silva e sou muito orgulhosa do meu sobrenome belo. mais por distino nunca cheguei a conhecer aparte principal da base desta familia meu pai manuel belo da silva nascido no nordeste. tenho muita esperanca de um dia conhecer toda a sua familia belo. joybelo@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu nome é Jorge, meu avõ era Jorge Cristovão Bello, ele era grego, trabalhou na construção da br rio-bahia como feitor, gostaria muito de encontrar outros parentes pois tem uns 58 anos que ele faleceu eu não o conheci pessoalmente , ele teve 04 filhos minha mãe Olga Bello e mais 03 irmãos. Meu endereço é brassat2008@hotmail.com

Rogério Belo disse...

Eu sou Rogerio Belo de Lima, e pelo que pesquisei a familia Belo veio da região da Alicia na Espanha, ou uma parte dela, meus avós são do Pernambuco.
rogeriobelodelima@hotmail.com

Santos disse...

Sou Daniel S. S. Bello. Sou do Rio de Janeiro - RJ. No meu caso minha origem é da famímila Bello do Maranhão. Herdei esse sobrenome da minha avó paterna pois meu avô era Carvalho mas não era casado com minha avó e não quis registrar meu pai e meu tio. Gosto desse sobrenome!

Santos disse...

Meu nome é Daniel S. S. Bello, sou do Rio de Janeiro e nomeu caso meu sobrenome tem origem no Maranhão. Herdei da minha avó paterna, pois meu avô, que era Carvalho, não quis registrar meu pai e meu tio.

Anônimo disse...

ola...
Sou neta do Luiz George de Oliveira Bello e Yone de Oliveira Bello. sei que tem um livro da familia onde cita esta parte a familia Oliveira Bello (acho que é o livro do Sr Luciano Belo Pereira) mas nao tenho certeza.Gostaria de saber como podeeria comprar este livro???
obrigada de me responder no mail daisybergqvist@hotmail.com

Unknown disse...

Sou Priscila Bello, filha de Romilson Gonzaga Bello, e filho de Rubens Bello, sei apenas que a familia do meu avó é do interior de minas. Sou do rio de janeiro e ficou feliz este blog

Anônimo disse...

A minha avó se chama Severina Maria de Bello, tem 93 anos e Foi criada em Srinhaém, Pernambuco.
Ela é neta de italianos. Filha mais velha que veio com 8 anos para o Rio de janeiro, pois ela e seus 5 ou 6 irmãos ficaram órfãos e foram separados no orfanato de lá.
luoliveirarj@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola meu nome e Kayo Felipe Belo Cruz,
Minha vó antes de se casar o nome dela era adenilza Belo De Lima igual a o do moço rogerio Belo De Lima que posto o comentario la em baixo

Anônimo disse...

Sou Sueli da silva belo filha de JOSE BELO E ANITA DA SILVA BELO GOSTO DEMAIS DESSE NOME. TENHO muito orgulho do meu nome.sueli-gv @ hotmail.com 04/01/2012

erybelo disse...

OI BOA TARDE!
MEU NOME É ERY BELO,MORO NA CIDADE DE DIAS D'AVILA BAHIA,MEU SOBRENOME VEM DO MEU AVÔ,QUE MORAVA EM ITAPETINGA BAHIA,AQUI TEM MUITOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA BELO,TODOS BAHIANOS,FIQUEI SUPER FELIz EM SABER DESSE BLOG!CRIEI ATÉ UMA COMUNIDADE NO ORKUT,SE QUIZEREM PARTICIPAR É SÓ MANDAR CONVITE PARA O MEU ORKUT(erybelo)bjss para todos
dessa linda familia belo.

edvanbelo disse...

edvan belo tenho orgulho ser um belo

Unknown disse...

Olá também tenho o sobrenome Belo, sou de Pernambuco, e toda a família Belo são de lá, será que a família expandiu todo o Pe?! Sou de Garanhuns..

Anônimo disse...

Eu sou dos Açores, Portugal e tenho parte da genealogia dos Bello em São Jorge, ilha dos Açores. Os primeiros Bello chegaram a São Jorge no Séc.XVII e têm lá um sítio chamado "Fajã do Belo" (vem na wikipédia).
Ainda hoje existem inúmeras famílias nas ilhas de São Jorge e Terceira com o nome Belo.
Abraço para toda a família Belo.
rodrigo.oliveira.azores@gmail.com

Unknown disse...

Olá,
A historia da minha vó é longa, mas o pouco que sabemos dela é que ela é da familia Bello mas perdeu suas origem quando fugiu de casa paa se casar com o empregado negro da famillia( meu avô).
Quando fugiu a familia foi embora paa o recife deixando a pra tras e excluindo a da familia, ela tirou um RG para se casar e aproveitou para mudar o nome e o sobrenome, depois que eles foram embora poucas coisas ela falou da familia e hoje depois de idosa ela nao fala mas nada sobre eles...por isso numca tivemos contatos com a familia Bello...se alguem conhecer essa historia por favor entre em contato!!
Ele s sao de pernambuco.
Merielen.silva@hotmail.com

Unknown disse...

Olá,
Acho que vc pode ser da minha familia...lei a minha hostoria abaixo no blog e depois entre em contato.

Roberto M.Cunha disse...

Boa noite,Tenho carta Patente com data de 1804.Data que Antônio Guido Bello,que era professor em Lisboa e comendador da Religião de Malta,meu Bisavó recebeu permição de D.Pedro I, Rei de portugal para exercer a profissão aqui em Pernambuco e divulgar a religião. O mesmo recebeu terras e fixou moradia na cidade de Serinhaém e terras na cidade de Água Preta.O sobrenome Guido,desapareceu surgiu Sousa Bello

Unknown disse...

Ola, boa noite. Meu nome é Ana Paula Siqueira Belo. Meus avôs se chamavam Maria Bello pereira e Francisco Bello Pereira. Dizem q eles era do Ceara
Queria conhecer mais da familia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bello disse...

Olá, primo. Me lembro de vc.Sou Abeilard Neti. Se vir isso, entre em contato no email abeilard.neto@gmail.com

Unknown disse...

Sou da familia Bello aqui do Rio Grande do Sul,meu tataravó se chamava Belarmindo dio Bello,acho que é Italiano,não sei mto da origem dele.

Anônimo disse...

Olá , descobri que o avô de minha bisavó era italiano e veio ao Brasil para ser padre.
infelizmente após minha bisa, meu vô, meu pai e eu não carregamos o sobrenome Bello.

Unknown disse...

Eu estou mto feliz em saber meu sobre nome vem do Egito Luciana Belo

Unknown disse...

Amo Egito

Unknown disse...

Minha família tem o sobrenome Belo e me encanto em descobrir a origem desse sobrenome curioso e bonito

Anônimo disse...

Sou Bianca Belo, meu avô se chamava Severino Belo da Silva, era de Pernambuco

Anônimo disse...

Pelo que sei era de Recife, ele não tinha contato com a família dele, parece que eram brigados. Meu avô era casado com Inácio Pereira da silvA

Anônimo disse...

Inacia Pereira da silva*

Meu e-mail: biancabelo.adv@outlook.com